© THIAGO LAION
A Chamada Pública é o instrumento utilizado anualmente pelo PBRS para selecionar Reservas Nacionais de Surf conforme os critérios: qualidade e consistência das ondas, as características socioecológicas do ecossistema de surfe, história do esporte no local, atuação da comunidade, e aspectos sustentáveis.
A primeira Chamada Pública foi realizada entre julho e agosto de 2024. A seleção das praias candidatas passou por um período de inscrições, que ocorreram de 15 de junho a 30 de julho, e foram feitas pelas próprias comunidades locais. As candidatas foram:
Francês, em Alagoas
Famosa por suas águas cristalinas e atmosfera vibrante, essa praia é um destino favorito dos surfistas.
Itamambuca – SP
Um paraíso tropical conhecido por suas ondas perfeitas e natureza exuberante.
Moçambique – SC
Com a maior extensão de praia de Florianópolis, Moçambique é um refúgio para os amantes do surf e da natureza.
Regência – ES
Onde o rio encontra o mar, Regência é conhecida por suas ondas fortes e comunidade acolhedora.
Sumidouro – SC
Uma jóia escondida que oferece ondas desafiadoras e um ambiente natural preservado.
Durante o mês de agosto as candidaturas foram avaliadas pelo Comitê Técnico Científico e posteriormente pelo Núcleo Executivo do Programa. A expectativa inicial era uma, mas o alto engajamento e nível das candidaturas permitiu que quatro fossem as escolhidas como Reservas Nacionais de Surf: As praias do Francês, em Marechal Deodoro (AL), Itamambuca, em Ubatuba (SP), Regência, em Linhares (ES) e Moçambique, em Florianópolis (SC). Leia a notícia.