© THIAGO LAION
A Praia do Francês, localizada na costa sul de Alagoas, se destaca não apenas pelas suas águas cristalinas e areia branca, mas também pela riqueza do seu ecossistema, que contribui para a formação da sua onda. Conhecida por ser um dos picos de ondas mais consistentes do Brasil, a praia é especialmente famosa por suas ondas tubulares, frequentemente comparadas, por surfistas profissionais, a picos internacionais renomados.
Essas ondas atraem surfistas de todo o mundo, promovendo o esporte, gerando um forte senso de comunidade e enriquecendo a cultura do surfe local. A faixa de areia extensa apresenta ondas “beach break” clássicas que ocorrem o ano inteiro.
© THIAGO LAION .
O ecossistema de surf único e cênico, inclui a vila dos pescadores, coqueirais, barreira de corais, restinga, brejo natural, trilhas e um monumento histórico, as Ruínas do Leprosário.
Em meados da década de 60, inicialmente o difícil acesso à Praia do Francês limitava a prática do surfe apenas aos moradores da vila de pescadores, o que mudou com a melhoria das estradas e da ponte conectando a vila à Maceió. Campeonatos de surfe são realizados ali desde a década de 80, incluindo de modalidades como Stand Up Paddle e Bodyboard, que destacam a versatilidade das ondas do local.
Projetos locais como o Rainhas do Pico e a Escolinha de Surf (da prefeitura) demonstram o quando o surfe é importante na cultura local. A comunidade tradicional é composta por pescadores. A candidatura contou com o apoio de alguns órgãos públicos, pessoas, restaurantes, ongs, empresas, somando 22 cartas de apoio.
A bacia hidrográfica com influência na praia, conta com o Rio Manguaba, a Lagoa Mundaú, os quais têm papéis essenciais na manutenção dos ecossistemas e no fornecimento de água para a região, influenciando também a qualidade da água na Praia do Francês.
Área da Reserva: da barreira de coral até o fim do coqueiral
Picos de surf incluídos: 3
- Vila dos Pescadores
- Leprosário
- Coqueiral