© CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL / FLAVIO FORNER
IDEALIZAÇÃO E REALIZAÇÃO
O Instituto APRENDER Ecologia é uma associação civil de caráter ecológico, pacifista, educativo, esportivo, cultural e científico fundada no ano 2000 e sediada em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Trabalha em redes de cooperação e está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e à Década do Oceano. É pioneira no trabalho de integrar o surf e a conservação de áreas protegidas.
COOPERAÇÃO
A Conservação Internacional Brasil se juntou à missão em 2022, e vem sendo parceira no desenvolvimento do PBRS. A APRENDER e a CI Brasil participaram de importantes eventos para o fortalecimento do Programa, como nas etapas do Circuito Mundial de Surf em Saquarema-RJ e a parceria com a Surf Conservation Partnership que têm buscado oportunidades de ação.
APOIO
A Save the Waves Coalition é uma entidade norte americana responsável pelo reconhecimento das Reservas Mundiais de Surf. A APRENDER e a STW tem um Memorando de Entendimento focado na conservação de Ecossistemas de Surf e na criação de uma Rede de Reservas de Surf com o Brasil.
A Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú, localizada em Palhoça – SC, abriga uma onda de classe mundial e uma das melhores do Brasil. Tem como vizinhos o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Além das ondas e da natureza preservada, a Guarda do Embaú conta com uma comunidade de surfe forte e engajada para proteção do seu santuário. Essa Reserva de Surf é inspiração e parceira do Programa Brasileiro.
O WSL One Ocean é uma iniciativa global da World Surf League que visa proteger o oceano para preservar o futuro do surfe para as gerações futuras. A iniciativa financia a proteção dos oceanos em todo o mundo por meio de um programa de subsídios para organizações sem fins lucrativos de base focadas na restauração e conservação costeira, eliminação do plástico e tomada de medidas climáticas. Desde 2023 está em parceria com o Programa Brasileiro de Reservas de Surf.
APOIO TÉCNICO
Criada em Sydney, Austrália, em 2005, a National Surfing Reserves é uma colaboração voluntária dedicada a reconhecer locais de surfe icônicos na Austrália e a auxiliar locais em todo o mundo. Atualmente o co-fundador do Instituto Aprender Ecologia, idealizador do Programa Brasileiro de Reservas de Surf e residente na Austrália, Mauro Figueiredo, é o primeiro membro estrangeiro a fazer parte do Conselho das Reservas Nacionais da Austrália.
O Laboratório de Gestão Costeira Integrada trabalha com projetos e pesquisas que visam desenvolver ações de educação, pesquisa e extensão aplicadas à gestão integrada e sustentável de ecossistemas marinhos e costeiros. É um grupo multi e interdisciplinar com professores e alunos da UFSC, FURG, IFRS, UDESC. O Laboratório é parceiro desde o início da elaboração do Programa, o qual é coordenado pela Dra. Marinez Scherer e inclui os doutores Fabricio Almeida (núcleo executivo) e Francisco Lima (conselho técnico científico)