GUARDA DO EMBAÚ

© PLÍNIO BORDIN

A Guarda do Embaú/SC é a única Reserva Mundial de Surfe (RMS) no Brasil, tendo sido selecionada pela Save The Waves Coalition por cumprir os critérios de exigência para um grupo seleto no mundo. A combinação de ondas de classe mundial em um ambiente costeiro preservado tem incentivado uma comunidade vibrante e preocupada com a preservação do seu ecossistema de surf.

A Guarda do Embaú recebeu o título em 2016 e protege 3 ondas (esquerda, meio e prainha). Está localizada na região sul do país, no município de Palhoça, a aproximadamente 56 km de distância da capital do Estado de Santa Catarina, Florianópolis. A praia apresenta uma das ondas de maior prestígio do Brasil.

© PLÍNIO BORDIN   .

A rica biodiversidade e as belezas paisagísticas advindas do encontro das águas do Rio da Madre com o Oceano Atlântico e todo o seu entorno sustentam um estilo de vida pacato, diretamente ligado às atividades de pesca, prática do surfe e de turismo de praia e sol, tornando a localidade um requisitado destino turístico, atraindo milhares de pessoas na temporada de verão. Encontra-se sobreposta ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca.

O projeto de criação da RMS da Guarda do Embaú foi proposto, entre outros fatores, de forma a resguardar a famosa onda da Guarda e as qualidades socioambientais do seu entorno de um projeto imobiliário que a afetaria de maneira permanente. O projeto pretendia construir um condomínio residencial com uma marina para atracação de embarcações, o que demandaria obras de dragagem no leito do Rio da Madre. Os efeitos da implementação de um projeto desse porte trariam prejuízos irreversíveis para o ambiente costeiro, sobretudo na interface entre rio e o oceano, modificando drasticamente suas características geográficas, geomorfológicas e ecológicas.

© PLÍNIO BORDIN    .

© PLÍNIO BORDIN    .

Assim, a criação da RMS da Guarda do Embaú ocorreu em meio a inúmeras discussões com a comunidade local, empresários e surfistas, o que culminou na construção de um cenário de forte engajamento comunitário, contando posteriormente com o apoio do poder executivo do município de Palhoça. A RMS teve como apoiadores o campeão mundial de surfe de 2015, Adriano de Souza, assim como o famoso surfista local e reconhecido internacionalmente por suas habilidades em ondas tubulares e pesadas, Ricardo dos Santos, o “Ricardinho da Guarda” (in memorian).

Atualmente a RMS da Guarda vem desenvolvendo inúmeras ações como oficinas socioambientais comunitárias com o objetivo de discutir o modelo mais adequado para a gestão e o tratamento dos resíduos sólidos e líquidos da região, além de ações de monitoramento da qualidade da água do Rio da Madre, educação ambiental com estudantes da rede municipal de educação, restauração de dunas e acompanhamento da dinâmica costeira da região com utilização de drone.

A RMS da Guarda do Emabú desenvolveu também, em parceria com a UFSC e a Faculdade Municipal de Palhoça, o Surfonomics: uma contribuição do turismo de surfe para a economia local, que pode ser acessado clicando aqui.