© CADU FAGUNDES
A praia do Moçambique está localizada no leste da Ilha de Santa Catarina, município de Florianópolis – SC, sendo a maior extensão de praia existente na ilha com 12,5 km ligando dois importantes bairros: São João do Rio Vermelho e Barra da Lagoa. As ondas são consistentes ao longo do ano, com variações de tamanho entre 0,5m e 2,5m, podendo atingir até 4m em dias de ressaca.
O pico icônico fica por conta do Canto das Aranhas, que oferece uma das melhores ondas da Ilha quando a ondulação é de leste e o vento nordeste. No meio da praia tem inúmeras bancadas, podendo oferecer ondas tubulares e/ou longas, dependendo das condições do swell. É o local preferido de treinos para quem pretende viajar para o Hawaii, Indonésia entre outros, devido a potência das ondas. O pico da Barra da Lagoa funciona bem com ondulação de Leste ou Sul, sendo ideal para iniciantes e longboarders.
© CADU FAGUNDES .
A história do surfe em Florianópolis e praia do Moçambique remonta a década de 1970, sendo que sua cultura inicia com os encontros na loja Piu Surfboards, localizada na Barra da Lagoa. Porém, a década de 1980 aparece como um marco no desenvolvimento do surfe em Floripa com a realização do Hang Loose Pro de 1986 que aconteceu na praia da Joaquina e que revelou as pessoas, as belezas naturais e a qualidade das ondas da Ilha.
No ano de 1987 a Federação Catarinense de Surfe é reconhecida e em 1989, também na Barra da Lagoa, foi criada a primeira escola de surfe da cidade. No início do ano de 2000, cria-se a Associação de Surfe do Moçambique (ASM) com significativa história na organização de campeonatos locais, regionais e nacionais sempre levando o viés ambiental como base.
A praia do Moçambique é parte integrante do Parque Estadual do Rio Vermelho, uma Unidade de Conservação de proteção integral administrada pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), tendo o Rio Vermelho como o principal contribuinte de água doce para Lagoa da Conceição. A praia é considerada uma das mais balneáveis e belas de Florianópolis e está inserida na porção nordeste da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição, cartão postal da cidade e que forma um ecossistema de surfe diverso e rico em biodiversidade, um cenário ideal para uma Reserva Nacional de Surf.
IG: @ecomonitoramento @recicleide @institutosaveplanet @floripaecomap @asmsurf