
Evento histórico foi marcado por celebrações e oficina de planejamento estratégico para os próximos dois anos

Foto: Juan Victor
A Praia do Francês (Marechal Deodoro – AL) foi oficialmente titulada como a primeira Reserva Nacional de Surf do Nordeste, em uma cerimônia realizada no dia 02 de junho, consolidando seu protagonismo histórico, cultural e ambiental no cenário do surfe brasileiro. A titulação é parte do Programa Brasileiro de Reservas de Surf, iniciativa do Instituto APRENDER Ecologia em parceria estratégica com a Conservação Internacional (CI-Brasil), que reconhece praias com alto valor socioambiental, histórico e esportivo.
Os três dias de programação, entre 30 de maio e 02 de junho, reuniram surfistas, lideranças comunitárias, representantes do poder público, instituições socioambientais e técnicos especialistas. Nos dois primeiros dias (30/05 e 01/06), foi realizada uma oficina de planejamento estratégico com o objetivo de construir, de forma participativa, um plano de ação com prioridades para os próximos dois anos. Entre os principais eixos debatidos estiveram a conservação ambiental, a valorização da cultura local, o fomento à economia do surfe e o ordenamento costeiro participativo.

Oficina de Planejamento – Praia do Francês
As principais questões chave identificadas para ação prioritária foram um Planejamento Integrado do Turismo, passando pelo Turismo de Base Comunitária e a valorização do local como destino de surfe, a necessidade de aprimorar a gestão dos resíduos sólidos do município e a especulação imobiliária. Atributos como o notório coqueiral da praia, a desova das tartarugas, o brejo, o manguezal, a restinga e os arrecifes foram ressaltados como importantes elementos da paisagem local.
A cerimônia oficial, realizada no domingo (02/06), celebrou o reconhecimento da Praia do Francês como uma Reserva Nacional de Surf – um título que fortalece o compromisso com a proteção dos ecossistemas costeiros e o estímulo ao desenvolvimento sustentável das comunidades litorâneas. O evento contou com a forte presença e entusiasmo da comunidade, além do Prefeito e Vereadores.

Totem da RNS Praia do Francês – Foto: Gabriel Oliveira @rastafilms
Um totem foi inaugurado na forma de uma prancha de surfe instalada na entrada da tradicional Vila dos Pescadores. A festa animou a comunidade com a entrega do prêmio de Melhor Tubo da temporada 2025 para o local Denisson Rocha, filmado por Diego Pinheiro, shows de reggae e muito forró, além do reconhecimentos nos mais novos e mais antigos moradores do local.
O evento de titulação da Praia do Francês como Reserva Nacional de Surf foi um marco histórico para Marechal Deodoro e para o Nordeste.
“Ver a Vila dos Pescadores ocupando o centro da celebração foi emocionante. O corte da fita pelo morador mais antigo simbolizou o respeito à memória viva do lugar. Para mim, foi especialmente marcante sentir a alegria genuína da comunidade e a festa foi mais que uma comemoração: foi afirmação de pertencimento. E o início de um novo ciclo de reconhecimento, valorização e cuidado coletivo com o território”, comemorou Rusiene Almeida, liderança local que faz parte do Instituto Carapeba cuja articulação culminou no título de Reserva Nacional de Surf.
Com a titulação, a Praia do Francês passa a integrar um seleto grupo de Reservas Nacionais de Surf do Brasil, juntamente com Itamambuca, praia icônica do surfe brasileiro no litoral norte de São Paulo.
As praias de Moçambique e Regência celebram as suas titulações em 08 de junho e 27 de julho, respectivamente.
Foto em destaque: Gabriel Oveira @rastafilms