Brasil avança na proteção de suas ondas: publicados os Planos de Gestão das primeiras Reservas Nacionais de Surf

Brasil avança na proteção de suas ondas: publicados os Planos de Gestão das primeiras Reservas Nacionais de Surf
fevereiro 19, 2026 Fernanda

Documentos inéditos fortalecem a conservação costeira e as ondas, a governança participativa e o reconhecimento do surf como patrimônio natural e cultural

O Programa Brasileiro de Reservas de Surf anuncia a publicação oficial dos Planos de Gestão das quatro primeiras Reservas Nacionais de Surf do país — um marco histórico para a conservação das ondas brasileiras e o fortalecimento das comunidades que vivem sua relação cotidiana com o oceano.

Estão agora disponíveis os Planos de Gestão das Reservas de Moçambique, Itamambuca, Praia do Francês e Regência. Os documentos representam o resultado de um amplo processo participativo, construído ao longo de meses de diálogo entre surfistas, lideranças comunitárias, pesquisadores, organizações locais, gestores públicos e parceiros institucionais.

Mais do que instrumentos técnicos, os Planos de Gestão são roteiros coletivos para o futuro dessas áreas. Eles orientam ações estratégicas, e consequentemente projetos, para proteger as ondas, conservar os ecossistemas e valorizar a cultura local.

Cada plano reflete a identidade única de cada Reserva, respeitando suas características ambientais, culturais e sociais, ao mesmo tempo em que fortalece um modelo inovador de conservação baseado na corresponsabilidade e na governança local.

“Os Planos de Gestão são uma conquista coletiva. Eles traduzem o compromisso das comunidades com a proteção de suas ondas e demonstram que o surf pode ser uma poderosa ferramenta de conservação ambiental, engajamento social , valorização cultural e geração de renda”, destaca a coordenação do programa.

Os documentos completos estão disponíveis para acesso público:
Plano de Gestão da Reserva Nacional de Surf da Praia do Moçambique (SC)
Plano de Gestão da Reserva Nacional de Surf de Itamambuca (SP)
Plano de Gestão da Reserva Nacional de Surf de Regência (ES)
Plano de Gestão da Reserva Nacional de Surf da Praia do Francês (AL)

A iniciativa reforça o papel do Brasil como referência internacional na proteção das ondas e na promoção da cultura oceânica, demonstrando que conservar o surf é também conservar a biodiversidade, a identidade cultural e o futuro das zonas costeiras.

Veja a seguir um resumo das principais ações prioritárias identificadas nas quatro RNS:

 

 

Esta ação faz parte do Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS), idealizado e coordenado pelo Instituto APRENDER Ecologia. A Conservação Internacional (CI-Brasil) é parceira estratégica por meio do projeto Ondas da Conservação. O PBRS também conta com o patrocínio nacional do projeto Proteja sua Praya, da Cerveja Praya. Nosso objetivo é fortalecer as comunidades locais das Reservas Nacionais de Surf na gestão, conservação e restauração de ecossistemas costeiros, a partir do esporte, cultura e economia local.